Trilheiros Trilhas & Trilhos

Trilheiros Trilhas & Trilhos
Fotografia de aventura,flora e fauna! Como parte de nossas aventuras utilizamos atualmente o Morro do canal que está localizado no município de Piraquara - Paraná e é o penúltimo morro da Serra do Marumbi da qual faz parte o Pico do Marumbi e o Morro do Vigia entre outros. Tem 1370 m de altitude do nível do mar. Numero de participantes: 10 Requisitos: - Não ter medo de altura; - Estar em boa forma física e mental; - Não estar sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos alucinógenos; - Disposição para fazer a atividade; - Ter mais que 18 anos. O que devo levar? - Lanche*: Sanduíche, frutas, bolacha, barra de cereal, etc; - Líquido:* Água, Isotônico, água de coco ou suco (natural); - Repelente*; - Protetor solar; - E o que mais for necessário pra si. *Item obrigatório E se caso chover? Qualquer fator que possa por em risco a segurança dos participantes será feito o cancelamento da atividade,e remarcado para um proximo dia. O que devo usar? - Roupas leves; - Calça (não pode ser jeans) - Boné; - Óculos; - Luvas;(opcional) - E o que mais for necessário pra si. Como vou? Não tenho carro! Organizamos carona (o valor do combustível deverá ser acertado diretamente com o proprietário do veículo) Até quando posso reservar? O prazo para efetuar a reserva é até atingir o número máximo de participantes. O que inclui? - Fotografias da expedição (que será colocada no no nosso blog http://www.trilheirostrilhasetrilhos.blogspot.com.br/ - Entrada e estacionamento - Condutores Valor: 70 reais por pessoa Contato por E-mail herrschimidt@gmail.com”

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Serra Da Baitaca 09/02/2011

Na companhia de Edilson Leocadio

                                                          Trilha Da Serra Da Baitaca


                                                            Estacão Roça Nova


gafanhoto-soldado (Chromacris speciosa) é um gafanhoto de ampla distribuição no Brasil. Os adultos de tais tais apresentam coloração verde e amarela, e as ninfas são negras com debruados vermelhos. Também são conhecidos pelos nomes de gafanhoto-bandeira, gafanhoto-menor, soldadinho e soldado.


Trilheiro Edilson

É na região de Roça Nova, no município de Piraquara, que está localizado o mais extenso (450m), mais alto (930m altitude), e único túnel em linha reta da ferrovia Paranaguá - Curitiba. Ao lado desse está o antigo túnel de Roça Nova, desativado em 1969 em função do aumento de tamanho dos vagões de carga e das locomotivas. Do outro lado não existem mais vilas e nenhuma moradia no sentido litoral, sendo toda área protegida (APA da Serra do Mar). Não é possível circular com qualquer veículo motorizado que não seja o trem após esse local.

 Construiram um muro pra isolar o antigo túnel. Além de separar a área, fecharam a entrada e a saída do túnel velho. A parte boa é que estão restaurando a estação ferroviária próxima dos túneis,a antiga estação vai se tornar um café colonial e o túnel desativado será uma adega ou uma espécie de museu.

Antiga Pedreira de Roça Nova

Tillandsia usneoides
Esta espécie encontra-se na lista das espécies ameaçadas de extinção do Rio Grande do Sul, e está classificada como em estado vulnerável.

É considerada planta daninha em pomares.
Ocorre em áreas com elevada umidade atmosférica, e não suporta poluição intensa, sendo considerada bioindicadora de qualidade do ar. Muitas espécies de aves utilizam os filamentos desta espécie para a confecção de ninhos.
Espécie muito comum e utilizada em artesanato. No início do século passado era utilizada como enchimento de colchões, travesseiros, selins, almofadas e para acondicionamento.
As espécies de Tillandsia são epífetas, ou seja, na natureza crescem sobre outras plantas, sem ser parasitas, geralmente em árvores.

Xaxim com suas novas folhas nascendo.


Rubus Rosifolius

A Amora-vermelha, Franboesa ou morango silvestre é o pseudofruto de Rubus rosifolius, uma planta nativa do Brasil, do grupo das amoras.
Pequeno arbusto de, no máximo, 1,50 m de altura. Forma amplas touceiras. É facilmente reconhecível pelos espinhos no caule e nas folhas e pela folhagem bastante recortada. As flores são brancas. Os "frutos" são bolinhas vermelhas e ocas. Com as amoras se fazem geléias, doces, compotas e vinhos.
A amora-vermelha é comum nas regiões altas e frias, principalmente no Sudeste e no Sul. Prefere solos úmidos e regiões sombreadas nas matas

.
                                                                          
                                                                              
Nome Científico: Crocosmia crocosmiiflora
Sinonímia: Montbretia x crocosmiiflora, Tritonia x crocosmiiflora
Nome Popular: Tritônia, estrela-de-fogo
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Hibrído entre Tritonia potsii e Tritonia aurea, a tritônia apresenta inflorescências longas, com flores pequenas de coloração vermelho-alaranjadas ou amarelas. A folhagem longa e verde opaca é semelhante às da palma-de-santa-rita (Gladiolus x hortulanus). As flores se formam principalmente no verão. Por ser uma planta perene produtora de bulbos, a tritônia é uma florífera para ser utilizada em canteiros e bordaduras de baixa manutenção. Apenas com adubações periódicas. Pode ser cultivada em composições, maciços ou como bordadura.


                                                                              
Construída alguns anos depois da ferrovia em local previamente ocupado por um acampamento de operários no cruzamento com o caminho do Itupava, foi edificada para residência do engenheiro chefe da linha e depois utilizada como clube de lazer pelos engenheiros da rede até a privatização da linha, quando foi abandonada e rapidamente destruída por vândalos.
Nela também viveu o pintor Alfredo Andersen por breves temporadas nas quais registrou magníficas paisagens da serra em suas telas a óleo.

                                                                    

Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto.
Em algumas regiões os ortópteros da família Proscopiidae são também chamados por este nome.

...
É um insecto herbivoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores.

Uma curiosidade sobre o bicho pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento. Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos voos. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada (partenogênese).

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Ordem: Phasmatodea
Orthoptera

                                                                                
                                

Um comentário: