Trilheiros Trilhas & Trilhos

Trilheiros Trilhas & Trilhos
Fotografia de aventura,flora e fauna! Como parte de nossas aventuras utilizamos atualmente o Morro do canal que está localizado no município de Piraquara - Paraná e é o penúltimo morro da Serra do Marumbi da qual faz parte o Pico do Marumbi e o Morro do Vigia entre outros. Tem 1370 m de altitude do nível do mar. Numero de participantes: 10 Requisitos: - Não ter medo de altura; - Estar em boa forma física e mental; - Não estar sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos alucinógenos; - Disposição para fazer a atividade; - Ter mais que 18 anos. O que devo levar? - Lanche*: Sanduíche, frutas, bolacha, barra de cereal, etc; - Líquido:* Água, Isotônico, água de coco ou suco (natural); - Repelente*; - Protetor solar; - E o que mais for necessário pra si. *Item obrigatório E se caso chover? Qualquer fator que possa por em risco a segurança dos participantes será feito o cancelamento da atividade,e remarcado para um proximo dia. O que devo usar? - Roupas leves; - Calça (não pode ser jeans) - Boné; - Óculos; - Luvas;(opcional) - E o que mais for necessário pra si. Como vou? Não tenho carro! Organizamos carona (o valor do combustível deverá ser acertado diretamente com o proprietário do veículo) Até quando posso reservar? O prazo para efetuar a reserva é até atingir o número máximo de participantes. O que inclui? - Fotografias da expedição (que será colocada no no nosso blog http://www.trilheirostrilhasetrilhos.blogspot.com.br/ - Entrada e estacionamento - Condutores Valor: 70 reais por pessoa Contato por E-mail herrschimidt@gmail.com”

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Expedição de 09/08/2006

                          

                            Casa localizada na região de Roça Nova,Piraquara - Paraná.
                            Foi utizada pelo pessoal da RFFSA por muitos anos.
                            Atualmente encontra-se abandonada.


                             Essa casa já não existe mais,era ao lado da casa da
                             foto acima,em 2007 foi desmontada, uma pena não 
                             restaurarem tamanha preciosidade.

                                                                               


Tunel de Roça Nova e o desvio de linhas.


                                     
                            A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, criada em
                            1880,é hoje uma das mais famosas do Brasil.


        
                             Construída sobre a Serra do Mar, teve de vencer
                             grandiosos obstáculos do relevo que pareciam ser
                             impossíveis de se realizar para construção de sua
                             linha férrea.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Serra Da Baitaca 09/02/2011

Na companhia de Edilson Leocadio

                                                          Trilha Da Serra Da Baitaca


                                                            Estacão Roça Nova


gafanhoto-soldado (Chromacris speciosa) é um gafanhoto de ampla distribuição no Brasil. Os adultos de tais tais apresentam coloração verde e amarela, e as ninfas são negras com debruados vermelhos. Também são conhecidos pelos nomes de gafanhoto-bandeira, gafanhoto-menor, soldadinho e soldado.


Trilheiro Edilson

É na região de Roça Nova, no município de Piraquara, que está localizado o mais extenso (450m), mais alto (930m altitude), e único túnel em linha reta da ferrovia Paranaguá - Curitiba. Ao lado desse está o antigo túnel de Roça Nova, desativado em 1969 em função do aumento de tamanho dos vagões de carga e das locomotivas. Do outro lado não existem mais vilas e nenhuma moradia no sentido litoral, sendo toda área protegida (APA da Serra do Mar). Não é possível circular com qualquer veículo motorizado que não seja o trem após esse local.

 Construiram um muro pra isolar o antigo túnel. Além de separar a área, fecharam a entrada e a saída do túnel velho. A parte boa é que estão restaurando a estação ferroviária próxima dos túneis,a antiga estação vai se tornar um café colonial e o túnel desativado será uma adega ou uma espécie de museu.

Antiga Pedreira de Roça Nova

Tillandsia usneoides
Esta espécie encontra-se na lista das espécies ameaçadas de extinção do Rio Grande do Sul, e está classificada como em estado vulnerável.

É considerada planta daninha em pomares.
Ocorre em áreas com elevada umidade atmosférica, e não suporta poluição intensa, sendo considerada bioindicadora de qualidade do ar. Muitas espécies de aves utilizam os filamentos desta espécie para a confecção de ninhos.
Espécie muito comum e utilizada em artesanato. No início do século passado era utilizada como enchimento de colchões, travesseiros, selins, almofadas e para acondicionamento.
As espécies de Tillandsia são epífetas, ou seja, na natureza crescem sobre outras plantas, sem ser parasitas, geralmente em árvores.

Xaxim com suas novas folhas nascendo.


Rubus Rosifolius

A Amora-vermelha, Franboesa ou morango silvestre é o pseudofruto de Rubus rosifolius, uma planta nativa do Brasil, do grupo das amoras.
Pequeno arbusto de, no máximo, 1,50 m de altura. Forma amplas touceiras. É facilmente reconhecível pelos espinhos no caule e nas folhas e pela folhagem bastante recortada. As flores são brancas. Os "frutos" são bolinhas vermelhas e ocas. Com as amoras se fazem geléias, doces, compotas e vinhos.
A amora-vermelha é comum nas regiões altas e frias, principalmente no Sudeste e no Sul. Prefere solos úmidos e regiões sombreadas nas matas

.
                                                                          
                                                                              
Nome Científico: Crocosmia crocosmiiflora
Sinonímia: Montbretia x crocosmiiflora, Tritonia x crocosmiiflora
Nome Popular: Tritônia, estrela-de-fogo
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Hibrído entre Tritonia potsii e Tritonia aurea, a tritônia apresenta inflorescências longas, com flores pequenas de coloração vermelho-alaranjadas ou amarelas. A folhagem longa e verde opaca é semelhante às da palma-de-santa-rita (Gladiolus x hortulanus). As flores se formam principalmente no verão. Por ser uma planta perene produtora de bulbos, a tritônia é uma florífera para ser utilizada em canteiros e bordaduras de baixa manutenção. Apenas com adubações periódicas. Pode ser cultivada em composições, maciços ou como bordadura.


                                                                              
Construída alguns anos depois da ferrovia em local previamente ocupado por um acampamento de operários no cruzamento com o caminho do Itupava, foi edificada para residência do engenheiro chefe da linha e depois utilizada como clube de lazer pelos engenheiros da rede até a privatização da linha, quando foi abandonada e rapidamente destruída por vândalos.
Nela também viveu o pintor Alfredo Andersen por breves temporadas nas quais registrou magníficas paisagens da serra em suas telas a óleo.

                                                                    

Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto.
Em algumas regiões os ortópteros da família Proscopiidae são também chamados por este nome.

...
É um insecto herbivoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores.

Uma curiosidade sobre o bicho pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento. Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos voos. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada (partenogênese).

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Ordem: Phasmatodea
Orthoptera

                                                                                
                                

Trilheiros Trilhas & Trilhos

                                                         

 
Trilheiros Trilhas & Trilhos


Estação Roça Nova



Foto da década de 1930 mostra as instalações da casa de bomba que reforçava o abastecimento da Represa do Carvalho com as águas do Rio Caiguava.
Quem passeia de trem pela Serra do Mar, rumo a Paranaguá, já deve ter visto a comprida chaminé de tijolos que emerge do lago da Represa Caiguava,logo depois do Túnel Roça Nova. O misterioso monumento sempre despertou a curiosidade de quem passa pela região. 



    
A chaminé ficou solitária no meio da enorme represa e a casa de bombas submersa.

  
Represa Cayguava 




O brinco-de-princesa-da-mata (Fuchsia regia)
é um arbusto escandente ramificado, nativo de regiões de altitude do Brasil.
Características:
Altura de 1,5 a 3 m, com ramos pendentes.
As folhas são simples.
As flores terminais e axilares, pêndulas, são vistosas: têm cálice tubular vermelho-fúcsia e corola violeta. São muito visitadas por beija-flores (troquilógamas). A floração ocorre na primavera e no outono, ligada ao fotoperíodo.
A planta cresce ao sol ou à meia-sombra, e tolera geadas. Pode ser cultivada em vasos, e se multiplica por estacas.
Ocorrência:
Na floresta ombrófila densa da Mata Atlântica, na América do Sul.




                                        
                                     
                                                                 Pico-Pico
Bidens pilosa ou picão preto é uma espécie vegetal da família Asteraceae. É considerada uma erva daninnha em alguns habitats tropicais. No entanto, algumas partes do mundo é usada como comida. O Ministerio da Saude do Brasil anunciou que poderá ser homologada como possuidora de propriedades Fitoterápicas.


Edilson e seus sobrinhos (Novos integrantes)



A tarântula ou caranguejeira (Lasiodora parahybanaé uma aranha da família Theraphosidae que se caracteriza por ter patas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de pelos.

Em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até 30 cm, como é o caso da tarântula-gigante-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) da América do Sul.
As tarântulas são animais solitários e noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores podem incluir pequenos pássaros, roedores ou anfíbios. Todas as espécies de tarântulas apresentam canibalismo.



A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileira pioneira, da Mata Atlantica, principalmente da floresta ombrófila densa da encosta atlântica e, no estado de São Paulo, do sudeste.
Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, e também em junho-agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen).
Árvore de 8 a 12 m de altura, com tronco de 30-40 cm de diâmetro.
É perenifólia, ou seja, apresenta folhas o ano inteiro, ou semidecídua. As folhas rijas são pubescentes nas duas faces, com nervuras nítidas.
Seu fruto, deiscente, incomestível, é marrom e arrendondado e mede menos de 12 mm. Amadurece de junho a agosto, e em abril-maio.



A hortênsia ou hidrângea é uma planta de largas folhas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea.
Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo. Em função da altitude e do clima ameno, a hortênsia está extremamente difundida em Campos Do Jordão. As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor Abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma. A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo: solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.


Aqui nosso companheiro Tiago vasculariza o cérebro,enquanto o edilson faz um lanche.



Aqui,no morro do canal verificando a represa piraquara 2



Subir morros é o que mais gostamos de fazer.


Proceratophrys boiei é uma espécie de anfíbio da família Leptodactylidae.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude, rios intermitentes e florestas secundárias altamente degradadas.


Espécie está ameaçada por perda de habitat.



                                  Nome Científico: Guzmania lingulata
                                  Nome Popular: Guzmania, Estrela-escarlate
                                  Família: Bromeliaceae
                                  Divisão: Angiospermae
                                  Ciclo de Vida: Perene

Nativas da América do Sul são plantas epífitas que requerem temperaturas e humidade relativamente altas. A folhagem cresce em forma de estrela, que culmina com uma estrela vermelha-alaranjada no topo. Morrem depois de florecer no Verão, porém uma nova planta pode facilmente crescer na base e propagar-se depois da morte da planta mãe. Atingem os 30 cm de altura.



Aranha de Jardim - Lycosa erythrognatha
É uma aranha pequena e venenosa. São aranhas comuns em nosso dia dia. Coloração acinzentada ou marrom, com pelos vermelhos perto do verão. Quelíceras tem pelos vermelhos. No cefalotórax possuem faixas claras e no dorso do abdômem existe um desenho em forma de seta que é a característa principal. O macho geralmente menos robusto que a fêmea, tem a coloração do corpo acinzentada e o abdomem sempre menos volumoso. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 á 3 cm. Vivem serca de dois anos.
Hábitos Alimentares
Carnívora, alimenta-se principalmente de insetos, pequenos repteis e filhotes de aves.
TaxonomiaReino: Animalia
Filo: Arthopoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Sub Ordem: Araneomorphae
Família: Lycosidae
Género: Lycosa
Espécie: L. erythrognatha


 
 Trilha da Serra da Baitaca


Pedreira de Piraquara (Roça Nova)


Xaxim (Dicksonia sellowiana) é o feto arborescente, da família das dicksoniáceas, nativo da Mata Atlantica e América Central (especialmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Possui cáudice ereto, cilíndrico, e frondes bipenadas de até 2 metros.


 Devido à extração desenfreada do cáudice para uso no cultivo de outras plantas, a espécie está ameaçada de extinção e sua extração está proibida em todo o Brasil. Também é conhecido pelos nomes de samambaiaçu e samambaiaçu-imperial. O xaxim é uma planta pteridófita assim como avencas,cavalinhas e a samambaia.


Em uma altitude de aproximadamente 1.200 metros a nivel do mar,é essa a visão
que temos da represa Piraquara II por entre as rochas e arbustos do morro do canal.



Não desmerecendo os outros esportes,mas fazer trilha é o nosso preferido,
trabalha todos os musculos possíveis,duvida? Faça uma trilha um dia desses conosco.


 Trilha e caminhada de aventura sempre fez parte do menu de opções de lazer dos amantes da natureza e da saúde. Os Trilheiros Trilhas & Trilhos unem esporte, saúde, meio-ambiente, belezas naturais, fotografia, amizade, auto-conhecimento e meditação.



Apesar de parecer uma prática inofensiva à primeira vista, ser Trilheiro oferece alguns riscos, se não tomarmos os cuidados devidos. Ao deixar a cidade em direção a um parque ecológico ou chapada, precisamos respeitar o local por inteiro — seus habitantes, fauna e flora. Ainda, precisamos garantir que deixaremos o local exatamente como encontramos, garantindo sua preservação.



 As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como Bromélias e Orquídeas.

Morro do Vigia logo ao fundo



Uma das mais belas fotos tiradas por nós os Trilheiros Trilhas & Trilhos



O Rhinella icterica (anteriormente chamado de Bufo ictericus) é um grande sapo da família Bufonidae, nativo da América do Sul, mais especificamente da Argentina, Brasil e Paraguai. No Brasil é conhecido como sapo-cururu. Em inglês seu nome é yellow cururu toad. Seus habitats naturais são as florestas tropicais e subtropicais, o cerrado e o pampa. Assim como o Bufo marinus e o Bufo schneideri, possui também as glândulas parotóides, que produzem veneno com bufotoxinas.



Caraguatá (Bromelia balansae) é uma planta da família Bromeliaceae. Apresenta longas folhas com fortes espinhos nas bordas, e de colorido vermelho-arroxeado quando em flor. As fibras contidas no fruto dessa planta servem para o preparo de roupas, cintos e bolsas.Os frutos são apreciados crus, cozidos ou assados e eram importante para o alimento dos índios Bororo.Come-se também o rizoma, a inflorescência e o botão floral, geralmente crus ou cozidos.Quando ocupam grandes áreas, formam barreira que servem de esconderijos para ninhos de jacarés e rejúgio de cobras, tatus, porcos e tamanduás. Na medicina popular , seus frutos, fervidos são utilizados para xaropes contra a tosse, gripe e pneumonia.Geralmente vivem no cerrado brasileiro e em matas ciliares.De dezembro até fevereiro eles produzem folhas, de março até junho eles produzem frutos e de setembro à novembro produzem folhas. O Caraguatá também é conhecido pelos nomes populares de gravatá, caravatá, caroá, caroatá, caruatá, caruatá-de-pau, coroá, coroatá, coroá-verdadeiro, craguatá, crauaçu, crauatá, crautá, cravatá, croá, curauá, curuá, curuatá, erva-do-gentio e erva-piteira.