Trilheiros Trilhas & Trilhos

Trilheiros Trilhas & Trilhos
Fotografia de aventura,flora e fauna! Como parte de nossas aventuras utilizamos atualmente o Morro do canal que está localizado no município de Piraquara - Paraná e é o penúltimo morro da Serra do Marumbi da qual faz parte o Pico do Marumbi e o Morro do Vigia entre outros. Tem 1370 m de altitude do nível do mar. Numero de participantes: 10 Requisitos: - Não ter medo de altura; - Estar em boa forma física e mental; - Não estar sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos alucinógenos; - Disposição para fazer a atividade; - Ter mais que 18 anos. O que devo levar? - Lanche*: Sanduíche, frutas, bolacha, barra de cereal, etc; - Líquido:* Água, Isotônico, água de coco ou suco (natural); - Repelente*; - Protetor solar; - E o que mais for necessário pra si. *Item obrigatório E se caso chover? Qualquer fator que possa por em risco a segurança dos participantes será feito o cancelamento da atividade,e remarcado para um proximo dia. O que devo usar? - Roupas leves; - Calça (não pode ser jeans) - Boné; - Óculos; - Luvas;(opcional) - E o que mais for necessário pra si. Como vou? Não tenho carro! Organizamos carona (o valor do combustível deverá ser acertado diretamente com o proprietário do veículo) Até quando posso reservar? O prazo para efetuar a reserva é até atingir o número máximo de participantes. O que inclui? - Fotografias da expedição (que será colocada no no nosso blog http://www.trilheirostrilhasetrilhos.blogspot.com.br/ - Entrada e estacionamento - Condutores Valor: 70 reais por pessoa Contato por E-mail herrschimidt@gmail.com”

sexta-feira, 23 de março de 2012

Travessia do morro do canal-torto-vigia 07/03/2012 Na companhia de Iomar Luis kannink 

Com um percurso ingríme o ataque ao topo pode ser realizado em um pouco mais de 1h à 1h30 de caminhada dependendo do ritmo do grupo.

Para os amantes da natureza e observação da flora, o Morro do canal pode ser uma boa alternativa para os finais de semana, sendo um passeio que pode ser realizado em família.
Nessa foto podemos ver São José dos Pinhais e a fabrica da Renault.

Localizado em Piraquara a pouco mais de 30km de curitiba o morro do canal com seus 1373metros, proporciona uma caminhada fantástica, com imagens belíssimas das represas Cayuguava,barragem piraquara 2 ,Curitiba e na direção leste parte do litoral.

Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas.Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. O ferrão serve para injetar o caule no corpo do inimigo. Na fuga a abelha operária, quase sempre, deixa o ferrão na vítima, que é ligado ao abdomem da mesma, correndo certo risco de que na fuga deixe além de seu ferrão partes de seu abdomem, isso acontece em boa parte dos casos que o ferrão fica na vítima, a abelha acaba morrendo de 15 minutos a meia hora depois por isso.


A nossa serra é o refúgio de quatis, iraras, furões, ouriços, cuícas,tatus; macacos, como o bugio e macaco-prego; felinos, como onça-pintada, suçuarana, jaguatirica, gato-do-mato e gato-mourisco. Abriga também diversas espécies de aves como gaviões, jandaias, juritis, saíras, pica-paus, macucos, jacus e tucanos.


O Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é uma ave Cathartiformes da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. É uma das espécies do grupo mais frequentemente observada, devido ao fato de realizarem vôos planados a grandes alturas, por serem consumidores de carcaças animais, e por possuírem atividade durante todo o dia.



O urubu-de-cabeça-preta alimenta-se de carniças e frutas em decomposição como a pupunha. Este modo de alimentação necrófaga confere-lhes importância ecológica, pois ajudam a eliminar carcaças do ecossistema. Em áreas habitadas por humanos, eles também se alimentam de matéria em decomposição em depósitos de lixo.



A travessia e a subida dos outros morros podem ser feitas a partir do Sítio Rocha, do Sr. José Rocha (ou Zezinho), muito conhecido da região. O local possui área de camping, banheiros, lanchonete, salão de jogos e estacionamento seguro para carros / motos / bicicletas.

O nível de dificuldade é baixo para médio. Porém, para os sedentários ou para as pessoas que praticam esportes somente aos finais de semana, ou de vez em quando, a subida ao Morro do Canal torna-se mais difícil, o que não compromete o resultado final.


Além das belas paisagens, no morro você encontra ar puro e o canto dos pássaros. Com 1.373 metros acima do nível do mar, a subida ao Morro do Canal leva cerca de uma hora e meia, com pontos mais difíceis ao se aproximar da gruta, que antecede o cume do morro.